blog com reviews para os melhores colhões para coluna

Melhor posição para dormir

pacifica e serena jovem usa pijama deitada na cama dormindo vista do topo

Você sabia que a dor nas costas é um problema comum que afeta muitas pessoas?

As suas causas tem diversos fatores, entre eles estão: má postura, lesões, falta de exercício, estresse e por incrível que pareça esta relação pode estar ligada a posição que dormimos.

Caso você tenha esse problema ou alguma familiar está passando por isso, é importante salientar que a posição em que dormimos pode agravar o quadro assim como pode ser a solução para uma boa noite de sono.

Neste artigo vamos abordar as principais causas da dor nas costas como também daremos dicas para evitá-las e o mais importante, você vai descobrir qual a melhor posição para dormir.

Veja Qual o melhor colchão segundo ortopedistas? Duro ou mole?

Dor nas costas ao deitar – Causas

Apesar de alguns casos de dores nas costas ao deitar serem crônicos, podemos dizer que grande parte dos casos de dores nas costas é por causa de maus hábitos que acumulamos ao longo da vida, tais como: posturas inadequadas, sobrecarga na região e até mesmo a postura que temos ao mexer em eletrônicos como celulares, tablets e computadores. Contudo veja 2 motivos mais recorrentes.

Lombalgia

A lombalgia é uma dor localizada na parte inferior das costas, que pode ser causada por diversos fatores como os relacionados acima, incluindo sobretudo a postura inadequada ao dormir.

As pessoas que adquirem essa condição estão diretamente ligadas ao trabalho que não exige muitos movimentos físicos, onde permanecem em uma postura estática por muito tempo, como atendentes, profissionais de TI, e pessoas que operam em trabalho remoto, mas isso não é a causa majoritária, podemos citar também os casos de hábitos inadequados de postura. Em casos mais graves a lombalgia tem a sua causa em lesões, hérnia de disco ou problemas de coluna vertebral.

Dor na região cervical

A famosa dor no pescoço, também conhecida em termos técnicos como dor na região cervical, mas qual a relação dela com a dor nas costas?

Poucas pessoas sabem, mas as dores na região cervical podem se estender para os ombros e as costas, e está diretamente relacionada com hábitos inadequados de postura, artrite, hérnia de disco ou problemas na coluna vertebral.

Qual é a melhor posição para dormir com dor nas costas?

Apesar de ser um questionamento um tanto amplo, especialistas concordam em sua grande maioria que a melhor posição para dormir é de lado, especificamente com as pernas levemente flexionadas, a recomendação neste caso é colocar um travesseiro entre as pernas para auxiliar no alinhamento da coluna.

Agora que você já sabe a melhor posição para dormir, vamos conhecer o porque das outras posições não serem recomendadas.

Dormir de Barriga para baixo

Apesar de ser a queridinha por muitos, a posição de barriga para baixo, não é a mais recomendada para dormir, simplesmente por forçar a coluna vertebral, aumentando a pressão que é posta sobre o pescoço e as costas.

Mas os problemas não param por aí, dormir de barriga para baixo pode acarretar dificuldades na respiração e pressão nos seios da face.

Dormir de Barriga para cima

Aqui está um ponto muito discutido, pelo fato de dormir com a barriga para cima proporcionar um benefício para a coluna vertebral, por ser uma posição neutra.

Entretanto, toda via… não é recomendada para todas as pessoas.

Essa posição pode piorar a dor em casos que sofrem de apneia do sono ou roncam.

Mas se essa é sua posição favorita, recomendamos que coloque um travesseiro abaixo dos joelhos, para aliviar a pressão.

Dormir de lado

Essa foi a recomendação e a mais difundida entre os especialistas.

Você já sabe o jeito certo de dormir de lado, mas aqui está outra dia para sua noite de sono ser melhor: se atente ao travesseiro, e não estou me referindo ao que vai ficar entre as pernas, mas aquele que você vai repousar a sua cabeça

A escolha de um travesseiro ideal para a cabeça e o pescoço, garante o alinhamento dessas partes com a coluna vertebral.

Como evitar dor nas costas ao dormir?

Lembra que até aqui tocamos muito nos hábitos?

Pois bem, essa pode ser a solução para evitar sofrer com dores nas costas, além disso, os produtos de qualidade também contam para evitar esse tipo de problema.

Procure ter um colchão bom e travesseiros adequados

O colchão e os travesseiros são produtos que não damos a atenção devida, por acreditar que eles não têm grande importância na nossa saúde, mas isso não é verdade.

Um colchão e um travesseiro de qualidade faz toda a diferença, escolha por produtos que ofereçam suporte adequado para o seu peso e que sejam confortáveis, para que contribuam com o alinhamento da sua coluna vertebral.

Adeque sua postura para dormir

Já falamos sobre isso, mas é sempre bom reforçar. A postura ao dormir é indispensável para evitar dores nas costas.

Lembre-se que manter a coluna alinhada e evitar posições que ofereçam grande pressão para as costas e no pescoço é essencial para a sua saúde.

Por favor, evite dormir com a barriga para baixo, você leu que essa é a pior posição né? Especialmente para pessoas que têm problemas respiratórios.

Faça mobilidade articular antes de dormir e ao acordar

A mobilidade articular é só um jeito chique de dizer: “Faça exercícios!”

É importante manter o seu corpo em movimento, como caminhadas e alongamentos, ambas atividades geram benefícios para sua saúde e auxiliam na longevidade também, além de aliviarem as tensões musculares.

Consulte um fisioterapeuta especialista em caso de dores persistentes

Ok! Você mudou seus hábitos, está com produtos melhores, e mesmo assim as dores ainda persistem?

A fisioterapia tem os seus benefícios, e é a atividade mais recomendada para pessoas com problemas mais graves.

Consultar com um fisioterapeuta, vai proporcionar uma avaliação mais detalhada da causa da dor e a recomendação de exercícios e tratamentos para aliviá-las e claro, isso vai impedir de você ter problemas futuros.

Vimos aqui que a dor nas costas é um problema comum e que qualquer pessoa que cultive hábitos inadequados estão sujeitos a sofrerem com isso, contudo, abordamos dicas para você dormir melhor, desde a posição adequada até a sua atenção com produtos de qualidade.

Mas em casos que as dores persistem, é indispensável a intervenção de um profissional da fisioterapia, para mapear a causa real da dor, e passar um plano personalizado de exercícios.

Posts Relacionados