blog com reviews para os melhores colhões para coluna

Dormir no chão faz mal para coluna? Especialista Responde

mulher deitada no chão de pijama em cima de um tapete para aliviar as dores nas costas

Dormir é uma das necessidades básicas do nosso corpo para recarregar as energias e garantir um bom desempenho físico e mental ao longo do dia.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de dormir e sobre os efeitos que isso pode ter na saúde. Uma das questões que mais geram dúvidas é se dormir no chão faz mal para a coluna.

Neste artigo, vamos esclarecer essa questão e abordar também os benefícios e malefícios de dormir no chão.

Dormir é essencial para a saúde do nosso corpo, e traz benefícios como bom desempenho físico e mental, além de recarregar nossas energias.

Mas uma dúvida muito comum é se dormir no chão faz mal para a coluna, por isso, neste artigo vamos esclarecer essa questão, falando sobre as vantagens e desvantagens, trazendo dicas essenciais para a sua saúde.

Leia também: Qual o melhor colchão segundo ortopedistas? Duro ou mole?

Dormir no chão faz mal para coluna?

A resposta para essa pergunta é que dormir no chão faz mal no longo prazo, apesar de ser uma questão benéfica para muitas pessoas na alívio das dores, esse modelo não é o ideal para todos.

Por mais que pareça uma forma instantânea de de aliviar as dores nas costas, ela não substitui o uso de produtos específicos, assim como, uma avaliação médica para o tratamento mais eficaz.

Benefícios de dormir no chão

Muitas pessoas defendem que há benéficos de dormir no chão, especialmente pelo fato de que uma superfície firme ajuda a manter uma coluna alinhada, podendo reduzir as dores e sobretudo melhor a postura.

Existe ainda aqueles que defendem o melhoramento do sono e redução da insônia, mas isso não é totalmente comprovado.

No meu caso, depois de algumas horas já começo a ter desconfortos, com você é assim também?

E não posso esquecer de citar o quanto é refrescante deitar no chão naqueles dias mais quentes, não é mesmo? Apesar de ser um ponto bastante interessante, não podemos considerar como um ponto essencial para a sua saúde, é só um ponto de bem-estar momentâneo mesmo.

Malefícios de dormir no chão

Não existe uma resposta exata para os malefícios de dormir no chão, mas podemos discorrer sobre alguns pontos, por exemplo: quando nos referimos a pessoas que desenvolveram problemas nas articulações, como bursite e tendinite, e ainda acrescentamos problemas de circulação sanguínea, como varizes, podemos ter a certeza que dormir no chão não é o melhor caminho.

Mas e aquelas pessoas que não tem esses problemas?

Bom, a falta de amortecimento gera pressão sobre os quadris e ombros e isso pode gerar rigidez e desconforto, acarretando a perda do conforto e na qualidade do sono

Como posso aliviar minha dor nas costas sem dormir no chão?

Se o seu objetivo é aliviar a dor nas costas sem dormir no chão, posso te dizer que existe opções para ajudar a reduzir o desconforto. Uma delas é escolher um colhão com densidade firme e que se encaixe nas curvaturas do seu corpo para não prejudicar sua postura.

Mas isso não é o único ponto em que você deve se atentar, porque as causas das dores nas costas estão comumente ligadas as suas atividades no dia a dia, por isso recomendamos adotar uma boa postura ao longo do dia, evitar de ficar sentado por muitas horas e tomar os cuidados necessários ao carregar pesos.

Exercícios para reduzir dor nas costas

Você sabia que a todo momento estamos utilizando a região das costas?

Por isso, para aliviar as dores e evitar esses incômodos é fortalecer a musculatura das costas.

Entre os exercícios mais recomendados, estão os abdominais, alongamentos dos isquiotibiais, alongamentos dos joelhos no peito, alongamento total das costas e torcer a coluna (muito cuidado com esse).

Esses exercícios vão proporcionar fortalecimento, estabilidade, flexibilidade e redução das dores.

Chegamos ao final, e aprendemos que dormir no chão pode causar problemas a longo prazo que os benefícios não dão base para sairmos das opções normais, como um colchão que atenda a sua necessidade, tratamento adequado e hábitos saudáveis.

E por último, te informamos a melhor forma de substituir o chão por um colchão de qualidade, não esquecendo o mais importante, os exercícios são a melhor opção para aliviar as dores, mas por outro lado, em casos pontuais, é sempre recomendado a consulta com um especialista.

Posts Relacionados